O tratamento de criosauna provoca em primeiro lugar uma contração rápida, seguida de uma dilatação estável dos vasos sanguíneos e tubos linfáticos, o que vai melhorar a nutrição da pele e ativar processos metabólicos. Um fator adicional de melhoria da nutrição da pele é o aumento da penetrabilidade das membranas das células. Ao ativar a circulação sanguínea, a crioterapia remove as toxinas das partes afetadas pela celulite e aumenta a produção de colagénio nas camadas mais profundas da pele melhorando significativamente a condição geral da pele, tornando-a mais suave e com maior elasticidade.

A crioterapia torna a maioria dos tratamentos de beleza mais eficazes, agindo como um catalisador. Os efeitos analgésicos são também uma vantagem adicional dos tratamentos de crioterapia, bem como a capacidade de aliviar efeitos secundários indesejados, como inflamação ou edemas que podem resultar de tratamentos cirúrgicos

As sessões de crioterapia também produzem efeitos a longo prazo: melhoram o tom de pele, a nutrição sanguínea, promovem o rejuvenescimento da pele estimulando a produção de colagénio, reduzem os problemas de pele.

Os tratamentos de criosauna favorecem a produção de endorfinas que reduz o stress e diminui os níveis de ansiedade e irritabilidade. Estudos clínicos demostram que os processos de envelhecimentos são reduzidos devido ao abrandamento dos processos de oxidação, cansaço físico e mental. O cérebro é estimulado aumentando a capacidade de concentração e provocando um estado geral relaxamento.

Nas horas a seguir aos tratamentos, para manter o corpo à temperatura habitual, são queimadas uma quantidade enorme de calorias. Os processos metabólicos funcionam, em média, três vezes mais rápido contribuindo para a redução de celulite e emagrecimento. As sessões são muito rápidas e podem ser feitas com grande frequência (intervalo mínimo de uma para a outra de 6-8 horas), sendo assim um  excelente aliado em programas de emagrecimento personalizado.